terça-feira, 7 de abril de 2015

A Santa Ceia e as Redes Sociais: Reflexão sobre o Twitter, Facebook, Whatsapp Nossos de Cada Dia...


Come sarebbe stata l'ultima cena di Gesù se a quei tempi ci fossero stati Twitter, Facebook e WhatsApp?Gli amici di Casa Surace hanno provato ad immaginarlo ed ecco cosa ne è venuto fuori: :D

Posted by Blogo on Sexta, 3 de abril de 2015


O vídeo acima, Come sarebbe stata l'ultima cena di Gesù se a quei tempi ci fossero stati Twitter, Facebook e WhatsApp? (Como seria a última ceia de Jesus se naquela época houvesse Twitter, Facebook e o WhatsApp?), descobri no Facebook da colega e amiga Neide Maria Rosa, educadora de Blumenau, SC, Brasil.
Trata-se de divertido e crítico vídeo produzido pela Casa Surace, Estúdio de Cinema e Televisão, da Itália, e serve para refletir sobre as redes sociais, no tempo e no espaço.
NO vídeo em questão o termo rede, possui esse fator atemporal, pois Jesus, o Mestre, e seus discípulos formaram uma poderosa rede social, calcada na palavra, levada de local em local. O símbolo dessa rede era justamente o peixe, pois o Cristo se denominava um pescador de almas. Pedro, que seria a pedra de sua igreja, era um pescador.
Nossas primeiras redes sociais formam-se nas famílias, depois ampliam-se nas escolas, para depois no trabalho e na sociedade em geral.
Com a cada vez maior integração da informática no cotidiano, da internet e das mídias e redes sociais digitais, tudo se tornou uma "aldeia global" - termo este cunhado por Marshall McLuhan para referir-se nos anos 1970 ao poder da televisão -, que atualmente refere-se também a questão da conexão digital.
Entretanto, para refletir sobre o uso cotidiano de Twitter, Facebook, Whatsapp e outros redes sociais digitais "Nossas de Cada Dia", cabe destacar o cada vez maior uso destas em dispositivos móveis de interação, o que tem mudado inclusive o convívio social convencional.
Como na paródia da Santa Ceia, logo acima, é recorrente ver-se as pessoas, ainda que em eventos frugais como uma ceia, um jantar entre amigos, seja em ambientes privados (casas de famílias) ou públicos (restaurantes, shoppings, cinemas etc) as pessoas interagindo mais com as telas (de tablets, smartphones, notebooks etc) do que com seus amigos e colegas ao lado. Há até um vídeo que tenho procurado (ainda sem sucesso) em que quatro amigos lado a lado conversam via seus telefones celulares e um quinto elemento chega e tenta interagir do modo convencional com os demais e é desconsiderado - até tratado como se invisível fosse -, até que pega o próprio fone celular do bolso e consegue, enfim, a interação com aquele grupo, de forma digital.
Assim, ocorre com outros mestres - no caso, professores - e seus discípulos (alunos) num ambiente às vezes solene como o ambiente escolar. O professor que não souber planejar e articular adequadamente formas de utilização dos multimeios eletrônicos com seus alunos, dentro de uma proposta pedagógica, poderá ver-se como Jesus, diante de uma turma distraída com seus dispositivos eletrônicos... O uso das TIC, Mídias e Redes Sociais na educação requer este planejamento e equilíbrio de ações, lembrando outras ambientes de interação, além da sala de aula e do laboratório de informática, como a biblioteca escolar e as saídas de campo...
Nem oito, nem oitenta. Nem varinha mágica, nem bicho-papão. As Tecnologias da Informação da Comunicação, as Mídias e Redes Sociais podem ser boas aliadas ou não, dependendo da proposta educacional, que precisa ser "negociada" com o alunado sua forma mais adequada de uso naquele tempo e espaço de ensino e aprendizagem mútuas entre professores e alunos, mestres e discípulos.
Para pensar nessas possibilidades de uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, o Educa Tube Brasil selecionou algumas deles, disponíveis nos links abaixo:

Como lidar com os celulares em sala de aula

Como administrar tablets em sala de aula

5 formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem

10 habilidades digitais que todo professor deve ter

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