terça-feira, 19 de maio de 2015

Pai decide usar Whatsapp para contar histórias para deficientes visuais




O vídeo acima Abrindo Portas Azuis - Leitor, descobri ao visitar o portal Hypeness e conta "A história inspiradora do pai que decidiu usar a tecnologia para contar histórias para deficientes visuais".
Trata-se de iniciativa de Charles Nobili, que, segundo notícia, quando "se tornou pai, ele passou a ver o mundo e as pessoas de uma maneira diferente. De uma hora para a outra, ele se viu mais sensível ao que estava à sua volta e a solidariedade se mostrou em um ato pra lá de nobre: apaixonado por livros, ele começou a ler de uma forma diferente".
Uma ideias simples e eficiente, que permite a continuidade, Nobili usou a sua conexão móvel (via comunicador Whatsapp) para ler livros para pessoas com deficiência visual, abrindo de fato "uma porta azul", slogan de empresa de telefonia, que remete também ao longa-metragem de animação Monstros S.A., em que é aberta uma porta para outra dimensão, no caso de Charles, a dimensão social.
Muitas vezes pensamos que ser criativo e original requer a soma de grandes recursos humanos e financeiros, mas ações como da Charles e outros mais, provam que o que o Educa Tube Brasil sempre defende: o conceito SSC (Simplicidade, Sustentabilidade e Continuidade). Ações simples mas que permitem continuidade, promovem sustentabilidade, em sentido mais amplo).
Unir o útil (do meio eletrônico) ao agradável (do ato de ler), compartilhando experiências com outros é uma maneira de demonstrar como é possível ser criativo, original integrando-se à sociedade.
Existem muitas ideias simples e criativas que às vezes ficam restritas a salas de aula, escolas, empresas, e que precisam ser socializadas para que outros vejam as possibilidades de replicar em seu meio, ou adaptá-las à realidade local.
Conectar-se ao outro é um ato de solidariedade e alteridade, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) ou não...
Abaixo, vídeo sobre gestão de projetos e as portas para outra dimensão, a partir de cenas do filme Monstros S.A.:



Muitas vezes, para alguns professores, as tecnologias são o "bicho papão" e preferem não abrir certas portas, resistindo às transformações da metodologia e didática que as novas tecnologias requerem no ambiente escolar.
Vídeos para refletir e debater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário