terça-feira, 9 de junho de 2015

Esponja magnética e a engenharia da simplicidade se levada à educação




O vídeo acima Esponja magnética para limpar vidros "impossíveis", descobri via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte-educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e trata-se de ideia do canal de vídeos no You Tube Manual do Mundo, de utilizar uma esponja comum, pra lavar louça, dividindo-a em duas e inserindo em cada uma um pequeno ímã, para graças ao magnetismo, poder limpar locais antes inacessíveis, como vidros de formas complexas, janelas exteriores etc.
Algo que tem a ver com o conceito SSC (Simplicidade, sustentabilidade e continuidade) que o Educa Tube Brasil vem destacando há tempos. Ideias simples que permitem a continuidade e ainda dialogam com a sustentabilidade, a reciclagem, a criatividade e a originalidade; e que não demandam grandes recursos financeiros e humanos.
Muitos projetos educacionais podem se apropriar dessa ideia da simplicidade que permnitaa continuidade, utilizando materiais recicláveis, de baixo custo, que podem ser reutilizados ou transformados, para uso diverso ou ampliado, em uma espécie de controle remoto, para situações que envolvam a superação de desafios.
Mais do que replicar esses processo literalmente, há que se pensar o conceito que traz em si: da simplicidade que permite essa continuidade, adaptando recursos já existentes de forma inovadora.
Uma ideia simples, como "O ovo de Colombo", que parecia complexa, até que ele tivesse demonstrado na prática... ;-)
Um projeto ou atividade educacional significante precisa dialogar com estes conceitos, possibilitando novas formas de fazer as mesmas coisas, sem a necessidade de grandes recursos, mas dando vazão à criatividade. Essa engenharia da simplicidade é algo que existe em diversos professores de artes que poderiam trabalhar em parceria com as demais disciplinas do currículo escolar.
Recentemente o Educa Tube Brasil propôs tal parceria com o professor José Carlos Antonio, de unir saberes, ao pedir um texto que analisasse o Le Parkour (O Percursos, uma atividade física) sob o ponto de vista da física, e dali surgiu a postagem coletiva, link abaixo, que serve como incentivo a outras interações entre educadores:

O corpo que entende a física: Le Parkour (o percurso) da teoria à prática (desportiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário