quarta-feira, 21 de outubro de 2015

1985-2015: Os 30 anos de De Volta Para O Futuro (que não é mais como era antigamente)




O vídeo acima, cena antológica do filme De Volta para o Futuro - Parte II, em que Marty McFly e Dr. Brown chegam ao ano de 2015, mais precisamente no dia 21 de outubro.
Unindo ficção e realidade, o vídeo a seguir faz pesquisa entre a ideia de futuro, presente nos anos de 1985 (primeiro filme) e 1989 (sua continuação), demonstrando que algumas coisas, com algumas adaptações, já existem, outras, ainda não.



O vídeo acima 11 Coisas que De Volta Para O Futuro prometeu para 2015, descobri nas redes sociais e trata-se de produção do Canal Nostalgia que fez em agosto de 2015 um interessante vídeo sobre as tecnologias pensadas em 1985/1989 sobre o que existiria em 2015. 30 anos passados e das 11, seis se confirmaram e 5 não, com uma ressalva. O "Hidrator" lembra muito o forno de micro-ondas, e o Hoverboard (vejam vídeos ao final da postagem), o skate do futuro, segundo vídeo da Lexus, já é uma realidade, embora nem se compare ao desempenho do original, fruto da ficção.
De Volta para o Futuro, filme 1985, conta a história de Marty McFly, um garoto que é amigo do Dr. Brown, um cientista que consegue criar um carro (DeLorean) que viaja no tempo: Primeiro, ao passado (1955) e depois, sim, em 1989, para o futuro (2015). É em De Volta para o Futuro II que Marty e Dr. Brown viajam em seu carro voador para 2015, mais precisamente para o dia 21.
Conforme David Bell: “Fazer uma previsão é fácil se o futuro é muito parecido com o passado. Prever mudanças é o difícil”,
Algo que lembra versos da canção Índios, da banda Legião Urbana: "O futuro não é mais como era antigamente".
A arte tem esse poder de provocar os sonhadores, sejam eles poetas ou cientistas. Quantas invenções inspiraram poetas, quantos poetas inspiraram inventores.
Da mesma forma, com a arte e a cultura, o o cinema e a literatura, quantos professores inspiraram seus alunos? Quantos alunos já foram fonte de inspiração de seus professores?
Se o futuro não é mais como era (pensado) antigamente, na educação, muita coisa mudou, mas há outras que continuam se repetindo, tenhamos ou não máquinas do tempo para viajar.
Aqueles professores que utilizam-se das TIC, mídias e redes sociais, unindo-as à arte e cultura, de certa forma estão no futuro, e precisam voltar ao passado para mostrar, tanto a seus colegas como seus alunos, como se faz uma boa transição entre um tempo e outro, de forma adequada, pois nem sempre o novo é inovador. Muitos vezes é apenas novidade que com o tempo torna-se também peça de museu.
O Educa Tube Brasil, desde sua criação, em 2009, tem divulgado vídeos, projetos e atividades de e para educadores em que a METODOLOGIA é a locomotiva do processo de ensino-aprendizagem, e as TIC, mídias e redes sociais são os demais vagões. Por Tecnologias, devemos entender não apenas as eletrônicas, mas todas as que estão na escola, digitais ou não.
O computador na educação, já foi considerado uma revolução na sala de aula, assim como depois o notebook, a internet, o tablet e o smartphone. Embora, em muitas escolas sejam proibidos e noutras, utilizados como fim, enquanto deveriam ser utilizados meios, ferramentas para qualificação do processpo educacional.
O filme De Volta para o Futuro mostra um professor (Dr. Brown, um cientista) e seu aluno (Marty McFly, o aprendiz) e as viagens que eles fazem são em conjunto, um aprendendo e ensinando com o outro. Um filme que merece mais que uma "sessão pipoca" entre professores e alunos, pais e filhos.
Segundo notícia de jornal: Para futuristas, realidade de 2015 é mais impressionante que a fantasiada em "De Volta para o Futuro".
De acordo com a Revista Exame: "A Lexus, fabricante de carros de luxo que pertence à Toyota, postou um vídeo em seu site com um protótipo de um hoverboard. O vídeo é curto e mostra a prancha, chamada SLIDE, pairando acima de uma pista (que parece ser de concreto mas pode até ser de aço pintado)."
O skate voador utilizaria-se da levitação magnética.
Abaixo, dois vídeos da Lexus, apresentando o Hoverborad: O Skate do futuro. No primeiro, denominado de Achieving the Impossible (Conquistando o impossível), em que demonstra todo o processo de construção e testes:



No segundo vídeo, intitulado It's here (Está aqui), já os testes finais.



Por fim, indico um matéria também sobre a chegada de Marty McFly ao futuro, no dia 21/10/2015 com a reação de jovens que nem eram nascidos em 1985, vendo cenas do filme (Ativem as legendas):

Back to the future teens react

Além do texto de Carlos Cardoso, Parabéns, De Volta para o Futuro Agora É Passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário