terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cinema e Espaço: Festival de Curtas da NASA, unindo tecnologia, arte e imaginação




O vídeo acima, "Higher Ground"(Terreno mais elevado, tradução livre), descobri na rede social e trata-se do primeiro lugar em festival de curtas-metragem, intitulado CineSpace, promovido pela NASA (a agência espacial dos EUA).
Conforme dados no próprio portal da NASA: "O CineSpace foi disponibilizado pela agência a cineastas de todo o mundo como oportunidade de partilhar as suas obras inspiradas no espaço e usando imagens reais. A competição internacional atraiu 194 inscrições de 22 países e 32 estados dos EUA. O diretor indicado ao Oscar, produtor e roteirista Richard Linklater - um nativo de Houston, que ganhou os prêmios de Melhor Diretor no Globo de Ouro de 2015 e no BAFTA por seu filme Boyhood - ajudou a NASA e ao Houston Cinema Arts Society a julgar as inscrições do concurso" (tradução livre).
Dos 16 finalistas, o Educa Tube Brasil destaca sete deles, por conta de possibilidades de uso na educação, para discutir questões como tecnologia, ciências, meio ambiente, sociedade, humanidade, criatividade etc.
O primeiro vídeo destacado é justamente o grande vencedor "Higher Ground" (Terreno mais elevado), de Mary Magsamen e Stephen Hillerbrand, de Houston, Texas, EUA, que incorpora todo um imaginário humano, cinematográfico e social para contar a história de uma família típica norte-americana, que sentada no sofá da sala, assistindo TV, de repente resolve embarcar numa grande viagem da imaginação, adaptando coisas de seu cotidiano, de móveis a utensílios e sucata e os transformando em matéria-prima para a construção de sua nave espacial no fundo do quintal. Das lixeiras ao teclados de computador, até o monitor de TV, tudo é utilizado nesta simulação do real. O monitor de TV simula a janela da nave, passando imagens dessa incrível viagem.
Um belo curta que serve para discutir a importância da família e do imaginário cultural na construção do conhecimento mútuo, na adaptação de materiais simples em artefato artístico e educacional, favorecendo a aprendizagem e o ensino por educadores com seus alunos, bem como o cinema como um aliado ao processo pedagógico.
O segundo curta-metragem (logo a seguir) destacado por este blog é, para seu editor, talvez o dos mais criativos, trata-se de "Le Voyage" (A Viagem), de Alexandre B. Mapron, de Laval, Quebec, Canadá, que recebeu o prêmio de 3º lugar no CineSpace. E é sensacional, desde os primeiros segundos, ao mostrar duas crianças brincando com frutas, que logo se tornam a simulação de um pequeno sistema solar, utilizando de cordão, tesoura e papel. Arte pura, criatividade, magia, lirismo nesta produção em que a menina ajuda ao menino a construir uma nave espacial com caixa de papelão e esquiar na neve, como se voasse no céu. Maravilhoso!



O terceiro curta destacado pelo Educa Tube Brasil é o segundo colocado no Cine Space, intitulado "Misson Avante" (Missão Avante), de Fernando Dueñas Peña, de Bogotá, Colômbia, que mescla cenas de animação com imagens do espaço, contando a história de um astronauta robô em sua viagem a um exoplaneta:



A seguir, "Red Pearl" (Porto Vermelho), de Wayne Slaten, de League City, Texas, EUA, que foi selecionado como "Melhor filme que descreve benefícios à Humanidade a partir da Estação Espacial Internacional", contando a história de uma geração de mulheres afrodescendentes e a sua jornada, do mar da costa africana até ao futuro "porto" e mar em Marte.



Mais abaixo, "Home" (Casa), de Benjamin Eck, de Sherman Oaks, Califórnia, EUA, selecionado como "Melhor filme que descreve Espírito da futura exploração do espaço".



Por fim, o Educa Tube Brasil destaca mais dois finalistas, que comovem pela fusão de cinema, tecnologia, ciências, magia, lirismo e humanidade em suas histórias:
"A Little Journey" (A pequena jornada), de Lisset Mendoza, Anaheim, Califórnia, EUA, que destaca um novo mundo chegando:



E, o micro curta, de apenas 28 segundos, poético, criativo e surpreendente, que lembra os vídeos do Festival do Minuto, por sua concisão, intitulado "Guiding Light" (Luz Guia), de Guy Sharaf, de Yehud, Israel, que mostra um astronauta solitário no céu infinito, até encontrar uma pequena luz que serve como um farol na escuridão. E a surpresa deixo por conta ao visitante deste blog :-)



Os demais curtas podem ser assistidos diretamente no portal da NASA, conforme link abaixo ou no You Tube:

CINESPACE - FESTIVAL DE VÍDEOS DA NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário