terça-feira, 21 de junho de 2016

Valores da Escola: Criativo curta-metragem realizado por alunos de escola primária de Barcelona


"VALORS D'ESCOLA" (VALORES DE ESCUELA) from JAUME MARTIN on Vimeo.


O vídeo acima “VALORS D’ESCOLA” (Valores de Escuela) trata-se de 4 curta-metragens realizados pelos alunos da escola de primária Sant Josep Oriol, de Barcelona (Catalunha, Espanha), divididos em quatro grupos por quatro temas distintos (paz, acolhida, pomar ou horta escolar e sobre a menina Malala), tendo como mote "Os valores da escola" e suas reflexões sobre sua experiência cinematográfica em sala de aula e pelos corredores e demais ambientes da escola.
Como os próprios alunos declaram: "Um aventura maravilhosa em câmera acelerada" destes pequenos cineastas.
Os alunos dirigiram, atuaram, escolheram as músicas, editaram as imagens, fizeram toda a produção e mais que isso "viveram a experiência de fazer cinema na escola".
O primeiro curta chama-se Camisetas Brancas: Grupo de alunos que lutam pela paz e viajam ao mundo para difundir esses valores a outras crianças. Curta que mescla cenas de sala de aula com imagens de noticiários de TV. Um menino sentado em sua cadeira tem visões em flashes de imagens de guerra e sau de aula ligando para um amigo... Alguns valores são destacados na tela: "Mudar o mundo", "dizer não à violência", "um desejo de paz", em que o grupo dá simbolicamente a um dos meninos que briga com os demais, uma camiseta branca, unindo as mãos em busca da paz para todo o mundo.
No segundo curta Um Mundo para Malala: É uma mensagem para a menina Malala, que recebeu o prêmio Nobel da Paz, que tornou-se símbolo mundial por defender o direito das mulheres à educação e a defesa da própria educação. Pelo direito à educação, as crianças deitam-se no pátio da escola, em forma de estrela, unindo as cabeças... Mostram livros de Malala e cenas com a menina falando nas Nações Unidas. Entre todas as mensagens, os alunos destacam o exemplo de Malala para o mundo. Também simbolicamente os alunos juntos cédulas e moedas em um vidro e imprimem supostas passagens aéreas para viajar, saindo pela porta da escola carregando suas malas, finalizando com "A História de Nosso Sonho", um sonho de liberdade.
Em A Horta de Sant Josep Oriol, terceiro curta, os alunos apresentam imagens do pomar da escola e do processo que eles próprio fazem nele. A história é sobre novos alunos que chegam a escola e resolvem criar também um horto. O vídeo destaca o valor do trabalho em equipe e da beleza que um pomar traz a uma escola e da necessidade do respeito ao meio ambiente.
Por fim, o quarto curta Somos Todos Iguais, sobre a acolhida de outras crianças que chegaram de fora do país, que não conhecem o local e da importância de fazer novas amizades. Da aprendizagem que ocorre entre ambos, aprendendo e ensinando a cultura, o idioma, a arte um do outro... E o lema: Não importa de onde vens pois somos todos iguais. Todos os quatro curtas tem em comum, primeiramente os próprios "Valores da Escola", depois, todos possuem uma introdução em que os alunos falam sobre o que o vídeo trata e em seguida a história é contada em cenas curtas, mas criativas que trazem uma mensagem de valorização do próprio convívio social e escolar.
Uma grande ideia ainda que em pequenos vídeos, o que demonstra que para ser criativo não faz-se necessário grandes recursos nem tempo longo, mas que envolva planejamento, organização, trabalho em equipe, divisão de tarefas, objetivos em comum etc. E ao final, a reflexão dos alunos, da junção dos quatro curtas num vídeo único que promove essa interação de saberes, de trocas, de valorização do cinema e da educação.
E como disse um dos alunos: "Uma boa ideia para fomentar a criatividade" e promover a experimentação, não apenas da câmera, mas da atuação diante dela. Ao criarem o "storyboard", o roteiro, todos se integram a uma ação conjunta, sendo o educador esse mediador de saberes, adaptando ao conteúdo, valores e realidade da sua escola. E se a escola não possui câmera de filmagem, pode se valer das câmeras dos telefones celulares e smartphones dos próprios alunos e professores. O meio não importa, mas a finalidade em si...

Nenhum comentário:

Postar um comentário