terça-feira, 14 de março de 2017

Arte reciclada: Pneus de borracha dão vida à esculturas e a arte com rolhas de vinho



O vídeo acima Pneus reciclados em esculturas de borracha, descobri no Facebook do amigo Fernando Luis, músico de Rio Grande (RS) Brasil e editor do blog Zé Urbano.
Trata-se da incrível técnica e arte de Blake McFarland, artista plástico e escultor de San José, Califórnia, EUA, que usa moldes para cobrir com borracha de pneus reciclados, conseguindo assim fazer criativa esculturas, literalmente dando vida à imaginação, pois os animais e demais trabalhos são verdadeiras obras-primas.
Além disso, é uma atividade que serve de inspiração a projetos envolvendo meio ambiente reciclagem de sucata e lixo etc.
Abaixo, um vídeo que esclarece como são feitas as esculturas (basta ativar as legendas e a tradução):


Pesquisando mais, encontrei o site de Blake MaFarland, em uma apresentação do trabalho do mesmo intitulada Sobre a Arte Reciclada, onde conta alguns detalhes da produção destas incríveis esculturas feitas com pneus reciclados. Cada escultura leva em torno de um mês para sua conclusão, por conta dos incríveis detalhes. Blake é um artista eclético e se diz amigo do meio ambiente, pois sua arte utiliza-se de pneus 100% reciclados, além de fazer quadros usando rolhas de garrafa de vinho também recicladas, valendo-se de cerca de 200 a 4 mil rolhas em cada um dos quadros. Segundo seu portal: "Blake começou sua carreira artística pintando cenário oceânico com acrílicos. Depois de alguns anos ele desejava algo mais original".
A arte de Blake me lembra a de dois irmãos e funcionários de escola pública, chamados Marcos José e José Marcos, que fazem móveis, barcos outras obras usando garrafas de plástico, tipo PET, reciclando-as também.
E que remete ao projeto executado por Jairo A. Cordeiro que encontrei no You Tube, de "Barco ecológico feito de garrafas PET", só que o dos irmãos não se valia da armação de arame/metal, mas apenas era amarrada com fio de nylon:



Blake é um artista se diz inspirado pelo "movimento verde" e abaixo podem ser vistas outras obras nas artes plásticos como as pinturas e o link para a arte com rolhas de garrafa de vinho:



Wine Cork Art: Arte com rolhas de vinho

Para saber mais sobre o artista, segue o link para a sua página na internet:

BLACK MCFARLAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário