quarta-feira, 8 de março de 2017

Cinema comparado: Todas as referências do filme Shrek em um vídeo criativo


SHREK MOVIE REFERENCES from Bora Barroso on Vimeo.


O vídeo acima Shrek Movies References encontrei na rede social no portal Zupi e trata-se de vídeo comparativo entre o filme Shrek e suas referências a outros clássicos na sétima arte, feito por Bora Barroso.
Como o portal Zupi destaca: "Em 2001, estreava nos cinemas 'Shrek’. Seria uma história qualquer de contos de fada, se o herói não fosse um ogro, verde, dois metros de altura, gordo e mal humorado, que o que mais quer é ficar sozinho em seu pântano escuro; se a princesa Fiona ao final não se revelasse também uma ogra e se o burro falante não fosse um o personagem mais irritante e fofo da história do cinema".
Um belo exemplo de inovar a partir de dados já estabelecidos, usando a criatividade, o humor e a tecnologia. Pode-se ser inovador transformando o que já existe, e isto serve inclusive à educação incorporando ao fazer pedagógico referências a educadores e pesquisadores da educação em projetos de ensino e de aprendizagem que promovam o diálogo entre gerações: pais e filho, professores e alunos.
Não é preciso mostrar um filme para poder trabalhar conceitos e conteúdos em sala de aula. Uma cena que dialogue com o conteúdo programático. E não apenas o cinema, a literatura e a arte e a cultural podem ser incorporadas ao cotidiano de espaço escolar, pois todas trazem referências umas às outras. O conhecimento humano é fruto dessas múltiplas referências que influenciam as grandes descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário