sábado, 11 de março de 2017

Plataforma Videocamp reúne filmes engajados, provocativos e inspiradores para incentivar mudanças sociais




A imagem acima é da plataforma VIDEOCAMP, que descobri via Carta Educação e que foi criada pelo Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, que funciona como catalisador de mudanças e um "agregador de conteúdo audiovisual que reúne produções nacionais e internacionais com viés social e abordagens provocativas e inspiradora".
O objetivo da Videocamp é "Espalhar histórias que merecem ser contadas para o maior número possível de pessoas, democratizando o acesso a filmes e documentários e consolidando o cinema como uma ferramenta de transformação social".
A ferramenta é fruto da parceria entre Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, que já resultou em filmes como Criança, a Alma do Negócio (2008), Muito Além do Peso (2012) e Tarja Branca (2013). Os dois primeiros já foram destacados pelo Educa Tube Brasil.
Para Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Instituto Alana, "a ideia de criar a ferramenta surgiu da necessidade de pensar novos modelos de distribuição para as obras no País", divulgando vídeos inspiradores e provocativos. Segundo ela, "Desde nosso primeiro filme, percebemos que o cinema tinha um potencial imenso para a transformação. O Criança, a Alma do Negócio rodou escolas, eventos, foi liberado para a internet, enfim, fez uma trajetória enorme e até hoje tem demanda de exibição”.
"O site funciona como uma curadoria, faz esta organização para o espectador e, ao mesmo tempo, fortalece o canal onde este filme está hospedado”, explica Luana Lobo, sócia da Maria Farinha Filmes. Pois o mesmo funciona como um canal alternativo que possibilitasse que o conteúdo chegasse ao público alvo.
Conforme o Carta Educação: "Para usar a ferramenta, basta criar uma conta de acesso gratuita que, automaticamente, gera um perfil para o usuário. A partir do histórico de cada um, a plataforma é capaz de indicar outros filmes, além de oferecer a possibilidade de ranquear, comentar e sugerir obras para outras pessoas". Uma espécie de Netflix dirigida à educação e à sociedade.
Além de assistir na plataforma, "outra opção é a solicitação de filmes para exibições gratuitas públicas. Neste caso, o número mínimo de espectadores precisa ser de cinco pessoas". E como explica Luana: “Um professor pode solicitar a exibição de um filme para a sua turma em sala de aula. Todo o procedimento é feito de maneira online. É só abrir uma página com o pedido, aceitar os termos de compromisso e agendar a exibição para que enviem o link”.
E o mais interessante o educador pode enviar material para avaliação.
O material é relevante, provocativo e inspirador e o Educa Tube Brasil e seu editor já assistiram diversos deles e recomendam aos educadores que criem um perfil de acesso na referida plataforma, que pode ser acessada no link abaixo:

PLATAFORMA VIDEOCAMP

Como consta na página inicial da plataforma: "O VIDEOCAMP é uma plataforma online, gratuita, que existe para conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer alguma coisa para mudar o mundo".
A educação, a arte, a cultura são também estas (plata)formas de transformação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário