sexta-feira, 14 de abril de 2017

Mapeando o olhar: a Geografia poética dos mapas invertidos




O vídeo acima, que batizei de Mapeamento do Olhar, descobri no Twitter de ¯\_(ツ)_/¯‏ e trata-se de criativa animação em forma de GIF que une os mapas da América do Sul e da África, formando uma surpreendente cabeça de T-Rex, justo no berço da vida.
Uma beça ideia que resolvi fazer upload no You Tube para poder compartilhar em meu blog educacional como forma de refletir justamente sobre a poética do olhar as coisas além do seu sentido usual, tentando inverter este olhar para perceber outras possibilidades ao redor, seja na Geografia, na História, na Arte e em toda parte.



Quando compartilhei este vídeo e a imagem acima, do mapa do continente americano no Facebook, que lembra o formato de um imenso pato... (Donald?...), o colega e amigo Paulo Medeiros, educador de Currais Novos (RN) que reside e trabalha em Blumenau (SC), Brasil (que foi também meu orientando na especialização em Mídias na Educação), e que me indicou outros mapas, como do estado de Santa Catarina (SC), que lembra a silhueta da cabeça de uma mulher de pescoço longo e a de seu estado natal, o Rio Grande do Norte (RN) que colocada de cabeça para baixo parece um enorme elefante com tromba e tudo.





Como fotógrafo amador, vivo tirando fotos oblíquas, de pontos conhecidos das cidades em que visito e muitas vezes até moradores delas não reconhecem aquelas imagens, pois foge do lugar-comum, e provoca uma poética do olhar.
Este blog educacional e seu editor propõe a partir destas imagens e GIF um projeto a outros educadores, unindo arte, cultura, história, geografia, arte e muito mais, em pesquisas na internet, em visitas ás bibliotecas e em saídas de campo procurando captar imagens invertidas de outras coisas que possuam ser associadas ao conteúdo. Desafio feito, aguardando imagens para divulgação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário