terça-feira, 8 de agosto de 2017

Juventude Elétrica: breve história das TIC, cinema, música, TV e games dos anos 1970 a 1990 em um videoclipe




O videoclipe acima Tomorrow (Amanhã), da banda Eletric Youth (Juventude Elétrica, tradução livre deste blog) é um ótimo material para tratar de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Mídias, Cinema, Televisão e Games nas décadas de 1970 a 1990, através das imagens de equipamentos que já foram modernos e expressão do futuro, naquele tempo, e que hoje são em sua maioria peças de museu.
Apesar disso, muito da cultura daqueles anos ainda está presente no cotidiano, seja através do acervo digital no Google e You Tube (duas máquinas do tempo), seja na memória sentimental de pais e professores, que foram filhos e alunos naquela época e que os incorporam em seu fazer pedagógico, como o faz o editor deste blog, seja nas influências na moda, no próprio cinema, TV, games etc a cada geração que atualiza aquelas invenções e programação.
Somos todos frutos de nosso memória e sem memória não possuímos história, nem identidade. Saber preservar esse patrimonial cultural material e imaterial é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário