sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Educação 3D: cego desde a infância, professor inova no ensino de Física a seus alunos




O vídeo acima, Cego desde a infância, professor da Unesp inova no ensino aos deficientes , descobri graças a um grupo no WhatsApp sobre Inclusão, administrado pela professora Cristiana de Barcellos Passinato, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se da relevante iniciativa do professor de Física Éder Pires de Camargo, da Unesp, em Ilha Solteira (SP), que também é cego desde a infância, que transforma o conteúdo convencional em algo literalmente 3D, palpável, em sua disciplina através de maquetes táteis e visuais tridimensionais que facilitam o ensino e a aprendizagem, tanto por alunos cegos como videntes, em vista da simplicidade do meio utilizado: material reciclado para moldes, maquetes e modelos.
Um exemplo de educador que se vale da própria experiência de vida para dinamizar suas aulas. Todos são favorecidos com aulas criativas como essa promovida pelo professor Éder, sejam seus alunos cegos ou videntes. Éder promove a dupla inclusão ao fazer junto com seus alunos a construção destas maquetes, pois muitos deles poderão ser futuros professores.
Mais que isso, a inclusão de manifesta pelo exercício de alteridade, de empatia com o outro.
Como o Educa Tube Brasil sempre destaca: a simplicidade dos projetos (sejam de vida, de trabalho ou estudo) é que permite sua continuidade. Principalmente por conta da possibilidade de sua replicação sem a necessidade de grandes recursos a ser empregados. Ser autêntico ao que se é e em que se acredita é o que permite, no seu devido tempo, a ampliação destes próprios projetos.
Abaixo, outra entrevista com o professor Éder, tratando do Ensino da Física:



Por fim, mais uma entrevista, no programa Ciência Sem Limites, sobre o Ensino de física para deficientes visuais e a experiência do professor Éder Pires de Camargo:



O professor Éder possui um site, denominado ENCINE - Ensino de Ciências e Inclusão Escolar, que pode ser acessado pelo link abaixo:

ENCINE - PORTAL EDUCACIONAL

O email do professor e pesquisador é: camargoep@dfq.feis.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário