quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mundo 3D: modular o espaço, o tempo, o corpo e a mente com criatividade




O vídeo acima, que intitulei de Mundo 3D, descobri no Facebook e é um interessante material para refletir sobre conceito de modular com arte, criatividade e engenhosidade, não apenas o espaço, mas o tempo, o corpo e a mente. Pensar a interação do ambiente com a pessoa, do tempo com o espaço escolar, do concreto com o abstrato, do ideal com o possível, da criatividade com a engenhosidade, da simplicidade com a continuidade das ideias, projetos e atividades.
O vídeo em questão traz em si, embutido, uma série desses conceitos, assim como os equipamentos eletrônicos comportam conceitos como intuitividade, interação, conectividade, convergência etc, que a geração atual também contém.
O grande desafio do educador do século XXI - seja ele pai ou professor -, é justamente saber modular seu pensamento às novas tecnologias e Mídias, pois novas tecnologias requerem novas metodologias de uso. Modular-se enquanto ser humano é adaptar-se ás novas realidades, local e mundial. Acompanhar tendências, propor inovações que são transformar conceitos antigos em coisas novas, ou seja, dar uma "upgrade" no próprio fazer pedagógico, aproveitando o que é eficiente e atualizando práticas antigas, já ultrapassadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário