domingo, 4 de fevereiro de 2018

Trabalho Interno: brilhante curta de animação sobre o equilíbrio cotidiano entre Razão e Emoção




O vídeo acima Trabalho Interno, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de um brilhante e encantador curta-metragem de animação da Disney, feito em 2016, que discute as relações entre coração e mente razão e emoção, como feito no longa-metragem Divertidamente, em que as Emoções se tornam personagens. Um Trabalho Interno, o coração e a mente, a razão e a emoção travam um duelo diário, desde ás 6 horas da manhã, quando o despertador começa a tocar, e acompanha a vida do protagonista em seu cotidiano, entre o prazer e a obrigação.
Um ótimo material para debater sobre sonhos e realidade, sobre o fazer o que se gosta e o gostar do que se faz, e acima de tudo: em dar sentido à vida. A cena final, que lembra uma do comediante Jerry Lewis (vejam vídeo ao final desta postagem) fecha com chave de ouro essa animação digital que fala direto ao coração, sem esquecer de deixar claro que deve haver um diálogo sincero coma mente, pois nem tudo que desejamos podemos fazer. Entretanto quando sonhamos de olhos acordados, podemos tornar os sonhos realidade. Para isso é preciso que o coração e a mente estejam em sintonia e sincronia. No caso da cena de humor, em que Jerry Lewis transforma uma máquina de escrever (datilográfica. A animação remete a esta cena antológica do cinema.
O fazer e o lazer, o compromisso e o prazer podem andar de mãos dadas quando justamente fazemos o que gostamos e gostamos do que fazemos, seja no trabalho no estudo, no cotidiano. Descobrir nossa vocação, nossas habilidades e competências talvez seja o maior desafio para quem deseja uma vida equilibrada. Por mais que lá fora haja concorrência acirrada, quando se faz o que se gosta se dedica, pesquisa, se qualifica, as portas vão se abrindo. Mas que o Trabalho Externo nos dê oportunidades é preciso que primeiro resolvamos essa rivalidade interna entre o Coração e a Mente, alinhando-os a um caminho comum a ambos. Eis a grande lição que este pequeno vídeo me proporcionou e a breve reflexão que compartilho com os seguidores, visitantes e colaboradores deste blog educacional.



Abaixo, trailer do Trabalho Interno (2016), da Disney:



Ótimo material para o educador trabalhar com as linguagens do cinema, da música, da arte em geral, etc em seu cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário