sábado, 31 de março de 2018

Costurando esperança: extraordinário menino australiano que faz ursinhos para crianças hospitalizadas




O vídeo acima Costurando esperança, é uma preciosa indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e trata-se de iniciativa de um menino australiano de 12 anos, chamado Campbell Remess, de fazer ursinhos de pano para crianças hospitalizadas. Uma atividade que requer desprendimento, organização , criatividade e solidariedade.
Sua mãe, que possui mais oito filhos, é sua maior incentivadora. Segundo ela Campbell faz ursinhos há cerca de três anos e já fez cerca de 800 desses. O primeiro ursinho levou várias horas para ser confeccionado, os demais levam cerca de uma hora para ficarem prontos. O próprio Campbell leva aos hospitais suas criações e algumas crianças comentam que muitas delas não sorriem faz tempo e que receber esse presente faz cada uma voltar a sorrir. Segundo Campbell, sua ação faz com que pessoas que erma negativas passem a ser positivas. O garoto não se resume apenas a produzir ursinhos, mas conversa com outras crianças que dão nome a seus presentes. Há toda uma pedagogia do afeto nesse atividade relevante e cativante. A ação desse menino é motivacional e comovente. Doa seu tempo aos que precisam, promove a empatia... A fala de Campbell: "Ser gentil, e não maldoso, vai mudar muito o mundo" tem uma incrível intertextualidade com o filme Extraordinário, que conta a história do menino Auggie Pullman, que assisti recentemente. No referido flme há uma frase do professor de literatura Sr. Browne, que já trabalhou em Wall Street e largou tudo para fazer o que gostava (dar aulas): "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil", é preceito dado pelo professor a seus alunos, nos primeiros dias de aula. Uma das grandes lições de vida que um educador (seja pai ou professor) poderá dar a crianças e jovens. Um belo conselho para evitar conflitos e falsas polêmicas nas redes sociais (digitais ou não), digo eu.
Campbell Remess é também um ser humano EXTRAORDINÁRIO com sua ação humanitária e inspiradora. Como disse o pai de Campbell, a iniciativa desse garoto é o exemplo de como crianças podem também nos ensinar muitas coisas. O primeiro ursinho ele fez para o próprio pai e talvez daí tenha surgido essa vontade de ajudar ao próximo. Os ursinhos de Campbell são mágicos, pois funcionam como terapia, solidariedade e vontade sincera de ajudar ao outro.
Exemplos como o de Campbell, que existem por ai, mas nem sempre são devidamente destacados pelas manchetes de jornais e notícias de telejornais, renovam em nós a esperança na humanidade, através da criança que ainda existe em cada um e que revive através de ações diletantes como essa... Que costuram esperanças num mundo mais justo, igualitário e humano.
Abaixo, trailer do filme EXTRAORDINÁRIO, que é mencionado nessa postagem:



Ainda sobre o filme EXTRAORDINÁRIO, segue A incrível transformação de Jacob Tremblay (o atormirim do filme) em Auggie (a personagem do livro):



Depois de publicar esta postagem, eis que encontrei um menino real, também extraordinário, aqui no Brasil, vide reportagem emocionante logo abaixo, Extraordinário da vida real: Menino que já fez 17 cirurgias e sofreu bullying é exemplo de superação:



O menino chama-se Iarley Bermudes e tem um canal de vídeos no YouTube:

Iarley x1

Nenhum comentário:

Postar um comentário