domingo, 25 de março de 2018

Guitar Hero e Star Wars com sabres de luz em jogo de realidade virtual (VR), unindo cinema e música




O vídeo acima Star Wars "Guitar Hero" em VR descobri no Facebook da colega Wanessa de Castro, educadora de Brasília (DF) Brasil e trata-se de jogo em realidade virtual que une o universo do cinema à música, ou seja, Star Wars a Guitar Hero, exigindo do jogador destreza no uso dos sabres de luz enquanto as notas musicais surgem em frente da tela aliás, óculos VR.
Um exemplo da intertextualidade entre duas linguagens: cinema e música, que poderá ser aproveitada na educação. Fico imaginando a junção de universos digitais como Second Life, Google Earth, VR e outras plataformas para expedições virtuais e integradas dentro das disciplinas de Geografia, História, Artes, Literatura e outros mais. Apesar disso, independente da tecnologia, chamada de ponta é possível unir cinema, música, arte, cultura e outros recursos em visitações à bibliotecas, museus, locais públicos etc. Basta ter criatividade e adaptabilidade do conteúdo a estes locais.
Recentemente levei duas turmas do ensino médio, nas disciplinas de Literatura e Produção textual para visitar a biblioteca mais antiga do Rio Grande do Sul, chamada Bibliotheca Rio-Grandense, comparando sua estrutura a do Google, pois espaços assim eram antigamente o que hoje são os servidores/provedores de conteúdo digital. Os alunos adoraram e os professores que nos acompanharam idem.
Abaixo, mais um interessante vídeo sobre essa tecnologia VR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário